Cópias de aquarelas originais de artista sueco são doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos


Cópias de aquarelas originais de artista sueco são doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de CastilhosCópias de aquarelas originais de artista sueco são doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos

 

Cópias de três aquarelas originais do artista sueco Carl Lindman foram doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos. A entrega das obras foi feita pelo secretário-geral do Ministério das Relações, embaixador Sérgio Danese, nesta quarta-feira (13), à senadora Ana Amélia e ao castilhense Napoleão Salles. Acompanharam a visita ao gabinete da parlamentar gaúcha o embaixador João Carlos de Souza Gomes, Wladmir Valler Filho, Bernard Jorg Leopold de Garcia Klingl e Rodrigo Randig, todos do Itamaraty.

As aquarelas do Farol de Itapuã, do Porto de Pelotas, e do Morro de Mato Grosso foram pintadas em 1892, quando o sueco, que também era professor e botânico, esteve no Rio Grande do Sul. O acervo havia sido doado anteriormente pelo neto de Carl Lindman à Embaixada do Brasil em Estocolmo, na Suécia.

Napoleão é filho do historiador castilhense Luis Salles, 91 anos. A entrega oficial das artes ao Museu Vila Rica deverá ser feita por ele e pela senadora em data a ser definida. A embaixadora Leda Lúcia Camargo, gaúcha de Porto Alegre, que atuou na Embaixada do Brasil na Suécia, também contribuiu em relação à demanda. 

Cópias de aquarelas originais de artista sueco são doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos

Cópias de aquarelas originais de artista sueco são doadas ao Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos

 


Por: Agência Senado e Assessoria de Imprensa - 15/04/2016