
A Associação de Apoio à Criança Deficiente recebeu na manhã desta sexta-feira (30) a visita da senadora Ana Amélia (PP-RS). A parlamentar foi recebida pelo diretor da unidade, Cleo Jaques, pela conselheira voluntária Rose Linck, pela conselheira Rejane Reolom e por outros profissionais que atuam no local.
Na visita, a parlamentar conversou com as lideranças da AACD sobre as demandas da instituição eu atende de forma permanente cerca de 700 pessoas com deficiência. Diariamente, são realizados cerca de 530 atendimentos, totalizando 10,6 mil mensais de pessoas de Porto Alegre e de outros municípios da Região Metropolitana.
A AACD entrega em média, por mês, 500 aparelhos ortopédicos aos quais fabrica. Uma das principais reclamações é em relação à defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), tema que já foi motivo de várias cobranças da senadora Ana Amélia em reuniões no Senado e audiências no Ministério da Saúde. Enquanto o custo do atendimento é de R$ 65,00, o SUS paga até R$ 21,69, obrigando a AACD a se desdobrar para manter o trabalho.
Ana Amélia disse que a situação é dramática, a exemplo das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos, instituições pelas quais a parlamentar também tem se empenhado intensamente. Os atrasos nos repasses do SUS e a defasagem nos valores destinados pelos procedimentos são situações semelhantes enfrentados.
- O governo precisa tratar a questão como de cidadania e de forma emergencial para não inviabilizar a instituição – disse a senadora.
Por: Agência Senado e Assessoria de Imprensa - 30/10/2015
© Certto Tecnologia 2006 - 2026 . Todos os direitos reservados