
Senadora defende importância da prevenção em fórum sobre doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são consideradas a primeira causa de mortes no país. O dado foi destacado nesta terça-feira (29), no 1º Fórum sobre as Doenças Cardiovasculares no Brasil – Siga Seu Coração, iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Participante da abertura do evento, a senadora Ana Amélia enfatizou que a prevenção é fundamental. Para a Senadora Ana Amélia, o papel do Instituto com a. Nesse sentido, o instituto desempenha papel importante com campanhas de conscientização, como o Setembro Vermelho, cor alusiva ao coração.
— Como senadora e como jornalista, eu não tenho dúvida que o papel de comunicar é fundamental nesse processo de prevenção. A nossa população é carente de informação e precisamos mudar esse cenário — declarou.
Também participaram dos debates de abertura a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, e os palestrantes convidados: o médico cardiologista e diretor-clínico do Hospital Alemão Osvaldo Cruz e integrante do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marcelo Sampaio, o médico cardiologista e diretor da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum, e o médico cardiologista e intervencionista, Marcelo Queiroga.
— O nosso maior problema ainda é o fluxo de informações. Cerca de 40% das pessoas não sabem que 12/8 é a medida ideal para a pressão arterial. As pessoas ainda acham que o câncer mata mais que as doenças do coração, e isso não é verdade. Precisamos propagar essa informação — indicou Avezum.
Durante o debate sobre o “Panorama das Doenças Cardiovasculares no Brasil e no Mundo”, Sampaio, Queiroga e Avezum responderam a dúvidas da plateia, além de relembrarem sobre os fatores de risco.
— Parece ser repetitivo falar que o tabagismo, sedentarismo, hipertensão e obesidade são os principais atores que fomentam o desenvolvimento das doenças do coração, mas é preciso bater nessa tecla para que a sociedade possa entender a importância de controlar e combater esses inimigos do coração — alertou Marcelo Sampaio.
Com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida
Por: Agência Senado e Assessoria de Imprensa - 29/09/2015
© Certto Tecnologia 2006 - 2026 . Todos os direitos reservados